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Cemig reduz em 13% o tempo de falta de energia dos seus clientes em 2024

Redução foi possível com investimento, por parte da empresa, de mais de R$ 4,5 bilhões em distribuição de energia no ano passado para aumentar a re...

20/01/2025 15h11
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Cemig / Divulgação
Cemig / Divulgação

Realizando o maior investimento da sua história, a  Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig)  tem aprimorado os seus serviços e melhorado os seus indicadores de qualidade no sistema elétrico. Em 2024, os consumidores da companhia tiveram uma redução de aproximadamente 2,5 horas no DEC percebido, o que representa uma diminuição de cerca de 14% na quantidade de interrupções e de 13% no tempo de restabelecimento do serviço. O DEC é a sigla para "Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora", um dos principais indicadores do setor elétrico nacional.

Para alcançar esse resultado, a Cemig investiu mais de R$ 4,5 bilhões, apenas no ano passado, na rede de distribuição de sua área de concessão, que abrange 774 municípios mineiros, com destaque para a construção de mais de mil quilômetros de linhas de alta tensão, nove mil quilômetros de redes de média tensão, além da entrega de 30 novas subestações em todo o estado.

Cemig / Divulgação
Cemig / Divulgação

“Esses investimentos aumentam a resiliência da rede de distribuição da Cemig, melhoram a qualidade do fornecimento e demonstram o compromisso da companhia em oferecer um serviço cada vez melhor para os nossos mais de nove milhões de clientes de Minas Gerais”, afirma o superintendente de Operação da Distribuição da empresa, Alisson Chagas.

Somente para automatizar a rede elétrica e reduzir o tempo de desligamento em caso de ocorrências, no ano passado, a Cemig instalou cerca de 2,7 mil novos religadores na rede de distribuição.

“Esses equipamentos auxiliam na identificação rápida do ponto afetado em caso de incidentes, como, por exemplo, a queda de uma árvore sobre a rede elétrica. Esses dispositivos isolam automaticamente a área danificada, normalizando o fornecimento de energia para a maioria dos clientes que não estão no trecho afetado”, explica o superintendente.

Período de cenários atmosféricos extremos

A companhia também se preparou para o período chuvoso, que em Minas Gerais ocorre entre outubro e março. Importante destacar que somente de outubro a primeira semana de janeiro, o Centro de Meteorologia da Cemig detectou mais de 940 mil raios em todo o estado, o que demonstra o grande desafio da operação nesta época do ano.

Em 2024, a companhia destinou mais de R$ 300 milhões em ações para reduzir ocorrências causadas por quedas de galhos e árvores sobre a rede, além da limpeza de faixa de servidão e inspeções de circuitos elétricos. Foram podadas mais de 730 mil árvores e inspecionados mais de 140 mil quilômetros de redes.

Por fim, a empresa conta com um esquema especial para garantir o fornecimento de energia aos seus clientes. O contingente das equipes de campo da empresa pode saltar de 2,8 mil colaboradores para 8,5 mil profissionais.

“A Cemig possui um contingente de 2,8 mil colaboradores para os dias secos, que aumenta para 3,3 a 3,5 mil nos dias de chuva. Já em dias críticos, com grande impacto no sistema elétrico, a empresa pode mobilizar mais de 8 mil colaboradores, priorizando o restabelecimento da energia e suspendendo atividades programadas, como serviços comerciais e obras”, detalha Chagas.

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