A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) entregou cerca de 12 mil doses de sêmen bovino para produtores rurais de 11 municípios atendidos pela Unidade Regional de Juiz de Fora da estatal, na Zona da Mata. A ação faz parte do Mais Genética, programa viabilizado por meio de emendas parlamentares estaduais, e com a parceria das prefeituras.
Com início em 2021, o Mais Genética promove a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino mineiro, com o uso de inseminação artificial e suporte técnico. Também são objetivos do programa a redução do custo de produção e o aumento da renda familiar.
A iniciativa atendeu a pecuaristas de Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Coronel Pacheco, Ewbank da Câmara, Oliveira Fortes, Pedro Teixeira, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Deserto, Santos Dumont, Seritinga e Simão Pereira, com um custo de R$ 110 mil. O material genético é das raças Holandês, Jersey, Gir Leiteiro, Nelore e Sindi.
As prefeituras ficaram responsáveis pela distribuição das doses, além de disponibilizarem, gratuitamente, inseminadores e veterinários.
“Genética é como uma escada, subimos degrau por degrau. A melhoria vem aos poucos”, afirma Antônio Domingues, coordenador regional de Bovinocultura da Emater-MG. Ele explica que “o processo vai se solidificar depois de três ou quatro anos, quando tivermos bezerras dessa inseminação dando leite”.
Um dos participantes do Mais Genética, Emerson José de Carvalho, de Coronel Pacheco, atualmente tem nove vacas da raça Gir em sua propriedade, produzindo cem litros de leite por dia. Pensando em melhorar a produção, Emerson vai inseminar seu rebanho com doses de sêmen da raça Gir Leiteiro. “Hoje eu estou tranquilo porque, para o meu rebanho, esse programa é tudo. A gente tem o inseminador e o veterinário de graça, além do apoio total da Emater-MG”, diz Emerson.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Parcialmente nublado