Meio Ambiente Meio Ambiente
Governo de Minas premia escolas destaques de 2024 no programa Jovens Mineiros Sustentáveis
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reconheceu unidades de ensino com melhor desempenho em atividades pedagógicas de educação...
10/12/2024 20h01
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

O Governo de Minas premiou, nesta terça-feira (10/12), escolas que se destacaram em 2024 no programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), que consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária. A cerimônia, realizada na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , reconheceu dez instituições municipais e três unidades do Colégio Tiradentes, que obtiveram o melhor desempenho na execução das atividades durante este ano.

A proposta do JMS é capacitar educadores, ao disponibilizar cursos sobre educação ambiental, além de formar alunos do 5º ano do ensino fundamental em diversas áreas sobre o tema, como consumo consciente de água e energia, cidadania, educação humanitária para bem-estar dos animais domésticos e silvestres, gestão sustentável de resíduos sólidos, florestas e clima.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , em parceria com as prefeituras municipais e com o Comando-Geral do Colégio Tiradentes, da PMMG. A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, ressaltou que o programa aborda todas as concepções da área ambiental e agradeceu o comprometimento da comunidade escolar em 2024.
 

 

"O Jovens Mineiros Sustentáveis é um sucesso pela execução e engajamento de cada um dos diretores de escolas, dos prefeitos e, especialmente, dos professores que, com muito afinco e carinho, levam a metodologia e trazem propostas que aprimoram o programa", afirmou Marília Melo.

 
  
  


As unidades de ensino premiadas precisaram cumprir alguns critérios, como o desenvolvimento de 100% das atividades obrigatórias, sem qualquer inconsistência, com cada atividade valendo uma determinada pontuação. Também foram levadas em conta a avaliação de gestores da Semad e a realização de ações extras e facultativas por parte das instituições.

Escolas premiadas

Como o Colégio Tiradentes ingressou no programa no segundo semestre de 2024, a premiação deste ano foi dividida em duas categorias: as instituições de ensino geridas pela PMMG e as prefeituras municipais.

Entre as unidades do Colégio Tiradentes, a que mais se destacou foi a de Vespasiano, seguida das de Barbacena e Patos de Minas. “No Jovens Mineiros Sustentáveis, estamos plantando as sementes mediante ação de milhares de estudantes de ensino fundamental, cuidando e zelando pelo futuro dessas e das próximas gerações”, observou o subdiretor de Educação Escolar da PMMG, tenente-coronel Leonardo Castro.

Na categoria Prefeituras Municipais, a unidade que mais se destacou no Jovens Mineiros Sustentáveis foi a Escola Municipal Professor Paulo José Andery, localizada em Bueno Brandão. Em seguida, duas instituições de ensino de Barbacena aparecem na lista: Escola Municipal Jovelino Jacinto Furtado e Escola Municipal Alberto Corrêa.

“Vencer é uma consequência do trabalho, mas o mais importante é conscientizar e educar as nossas crianças para que possamos ter um mundo melhor para o resto das nossas vidas”, disse o prefeito de Bueno Brandão, Silvio Antônio Félix, que representou todos os gestores municipais na cerimônia.

Robson Santos / Sisema


Colocação das escolas municipais no JMS 2024
 


Gestores destaque

Além das escolas, gestores indicados para acompanhamento e coordenação do programa também foram premiados. O papel deles no programa é orientar as escolas e professores, além de ser multiplicadores das temáticas desenvolvidas no programa para todo o município.

Entre as prefeituras, foram premiadas a gestora do município de Manga, Aline Cristina Vieira Cruz, Cleide Nilza Cândido, de Mateus Leme, e Nilda Moreira de Paiva, de Barbacena. Já na categoria Colégio Tiradentes, as coordenadoras pedagógicas de Belo Horizonte, Eliane Arantes Mendonça Filho e Tatiane Krempser Gandra, se destacaram neste ano.