O Governo de Minas , por meio das secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) , concluiu as obras de reforço estrutural dos quatro quilômetros de extensão das muralhas do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Também foram entregues a reforma das guaritas externas e da cerca elétrica, além da substituição parcial das concertinas.
Esta é a primeira vez que o Complexo, o maior e um dos mais importantes do estado, recebe uma reforma desse porte em toda a extensão da muralha, desde a sua inauguração, em 1988. No total, foram investidos cerca de R$ 12 milhões. Uma visita ao local foi realizada na manhã desta sexta-feira (6/12) para marcar a entrega da obra.
“Hoje é um dia histórico. Essa obra representa mais uma missão cumprida. Estamos com dezenas de obras e reformas em andamento nas nossas unidades prisionais, possíveis graças ao esforço do Governo de Minas, que investiu mais de R$ 70 milhões no sistema prisional. Nunca houve um investimento desse porte no sistema penitenciário”, ressaltou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.
Os 344 pilares originais da edificação foram reforçados e, para mais segurança, adicionados mais 116. Os trabalhos também incluíram a demolição e recomposição do reboco, tanto no lado interno quanto no externo. Na passarela, por onde transitam os policiais penais, foram reformados o piso, a laje e alvenaria de parte da mureta.
Mão de obra prisional e melhoria para profissionais
Além de mais segurança para todos os mineiros, a reforma da Muralha do Complexo Penitenciário Nelson Hungria representa, também, melhorias nas rotinas de trabalho para todos os policiais penais da unidade. Esse destaque foi feito pelo diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) , Leonardo Badaró, durante a entrega da obra.
"Quero elencar esta importante entrega, que vai dar melhores condições de trabalho e segurança para os servidores. Todos os policiais penais e demais servidores do Departamento Penitenciário são gratos, por tudo que já foi realizado em termos de melhorias. Estamos avançando. A gente consegue olhar para trás e constatar, mas, ao mesmo tempo, sabemos o que precisa ser melhorado", destacou Badaró.
Além dos operários contratados pela empresa responsável pelas obras, os serviços contaram com a mão de obra de 25 presos. A execução desta obra foi realizada pela Seinfra
O secretário adjunto da pasta de Infraestrutura, Pedro Calixto, destacou a parceria com a Sejusp e o esforço do Governo no aprimoramento de todas as infraestruturas públicas do Estado. "É motivo de muito orgulho entregarmos esta obra, que reflete o compromisso do Governo de Minas em garantir a segurança e boa qualidade do serviço público".
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Parcialmente nublado