Quinta, 23 de Janeiro de 2025 01:01
(33) 984016562
Anúncio
Cidades Projeto

Projeto Olhar no Autismo será lançado em Santana do Paraíso

Iniciativa pretende ser um pilar no avanço do desenvolvimento infantil no município

24/02/2021 13h19 Atualizada há 4 anos
Por: Plantão dos Vales
(Foto: divulgação/ Prefeitura de Santana do Paraíso)
(Foto: divulgação/ Prefeitura de Santana do Paraíso)

A Prefeitura de Santana do Paraíso está preparando o lançamento do projeto Olhar no Autismo, que irá valorizar a participação dos pais, familiares e da comunidade no acompanhamento das crianças com suspeita ou já diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A primeira reunião para apresentação do projeto e seus objetivos ocorreu na última segunda-feira (22), na ESF (Estratégia de Saúde da Família) Equipe Azul do bairro Industrial.

 

A diretora da Atenção Básica da Saúde, Renata Cristina Arruda Sampaio, explica que o Olhar no Autismo visa contribuir com atendimento multidisciplinar, composto por: fonoaudióloga, psicóloga, educadora física, fisioterapeuta, nutricionista e pediatria na assistência e acompanhamento das crianças com diagnóstico de autismo de todo o município de Santana do Paraíso. “O projeto certamente será um pilar no avanço do desenvolvimento infantil”, destaca Renata Sampaio. 

 

A fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Stephanie Martins, acrescenta que o projeto Olhar no Autismo será fundamental para orientar pais, cuidadores, responsáveis e a comunidade escolar sobre o cuidado e o manejo das crianças com o transtorno do espectro autista. “Na reunião de segunda-feira nós abordamos com os pais e a Educação sobre os objetivos que queremos com o projeto, que são integração com pais e a Educação, treinamento de pais, capacitação de educadores no manejo das crianças dentro da escola, além de tentar criar um espaço próprio para o atendimento multiprofissional”, diz.

 

Stephanie Martins enfatiza que as abordagens do projeto vão ocorrer de forma variada. “Haverá grupo de orientação de pais, atendimento individual, oficinas, palestras, orientação e conscientização da comunidade sobre o autismo”, afirma. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.