Um acidente aconteceu na tarde do domingo, 21 de fevereiro, no México, quando um jatinho Learjet da Força Aérea local se acidentou durante a decolagem.
Segundo informações do governo mexicano, o jato decolava de Xalapa, cidade que fica 280 km a oeste da capital. O avião é um Learjet 45XR de matrícula FAM3912 e estava com seis pessoas a bordo, sendo que todas faleceram no local.
Não se sabe ao certo o que ocorreu com a aeronave, mas o local da queda fica ao lado do aeroporto, e o vídeo abaixo mostra que o jato correu a pista de 1.700 metros de comprimento, mas não conseguiu sair do chão:
Nas imagens após o acidente é possível ver que a fuselagem e as asas ficaram completamente destruídas, sobrando apenas uma seção da parte traseira e uma pequena parte da frente, onde fica a cabine de comando.
Inclusive é possível ver, no vídeo do início desta matéria, bombeiros tentando abrir a porta dianteira e quebrar o para-brisa do jato, a fim de chegarem nos pilotos, que não sobreviveram. Uma investigação sobre o ocorrido já foi anunciada pelo governo mexicano.
O Learjet 45 é um dos mais populares jatos particulares do mundo, que ajudou a popularizar o segmento e se destaca por sua incrível performance. Recentemente a Bombardier, fabricante do modelo, anunciou o fim da fabricação deste icônico avião com o encerramento da produção do modelo 75, sucessor do 45:
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Parcialmente nublado