Quinta, 23 de Janeiro de 2025 18:25
(33) 984016562
Anúncio
Saúde Covid-19

Idosos a partir de 90 anos são vacinados em Santana do Paraíso

Município está preparado para imunizar a população à medida que as doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde

19/02/2021 19h09
Por: Plantão dos Vales
Lindaura Laves Lima, de 91 anos, foi vacinada nesta sexta, no Centro (Foto: divulgação/ Prefeitura de Santana do Paraíso)
Lindaura Laves Lima, de 91 anos, foi vacinada nesta sexta, no Centro (Foto: divulgação/ Prefeitura de Santana do Paraíso)

A Prefeitura de Santana do Paraíso iniciou, nesta sexta-feira (19), a imunização de idosos a partir de 90 anos contra a Covid-19. As técnicas em enfermagem Kátia Godoy e Sara Soares Novaes atuaram como vacinadoras nesta etapa inicial da vacinação dos idosos, acompanhadas por Magali Rosa Lino, agente comunitária de Saúde (ACS). No decorrer da vacinação, iniciada nesta sexta, será utilizada parte das 160 doses da CoronaVacque chegaram ao município no dia 11 de fevereiro.

Em relação aos idosos, a vacinação ocorre em duas etapas. A primeira foi iniciada nesta semana. A outra será aplicada depois de 14 dias. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são responsáveis por avisar aos pacientes quando o imunizante chegar ao município. Após a vacinação dos idosos acima de 90 anos, começará a imunização dos munícipes de 80 a 89 anos de idade. 

O prefeito Bruno Morato enfatiza que Santana do Paraíso não tem poder decisório para interferir no número de doses de vacina que são enviadas ao município, contudo destaca que a cidade está preparada para vacinar a população com eficiência. 

“De acordo com o Programa Nacional de Imunização, apenas o Ministério da Saúde é que compra as vacinas da Covid-19. Os imunizantes não são vendidos nem para o município, nem para o estado. E o próprio Ministério da Saúde, junto à Secretaria de Estado da Saúde, é que define as quantidades de doses que são enviadas aos municípios bem como os critérios de vacinação da população. Ao município, cabe tão somente aplicar o imunizante, o que tem sido feito prontamente assim que as vacinas chegam à nossa cidade”, afirma Bruno Morato. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.