A Secretaria de Assistência Social (SMAS), por meio do Departamento de Proteção Social Especial, realizou nesta quinta-feira (11), uma reunião com representantes de vários setores para discutir a problemática do trabalho infantil.
Estiveram presentes representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA) e do Adolescente, Secretaria de Educação, Polícia Militar e técnicos de referência dos Serviços da Assistência Social: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviços de Convivência e de Abordagem Social.
A presidente do CMDCA, Cleoneide Oliveira, apresentou diagnósticos de anos anteriores, que identificaram grande número de casos de trabalho infantil em Ipatinga. Os técnicos da SMAS presentes no encontro, afirmaram que novas reuniões internas serão feitas para discutir o assunto, e contará também com a participação do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
“O trabalho infantil é uma realidade em nossa sociedade, em que crianças e adolescentes ficam expostas a riscos como exploração sexual, uso e venda de drogas e envolvimento com atos infracionais. Atualmente, o cenário da pandemia influenciou o crescimento de casos, em razão do aumento da vulnerabilidade econômica, da interrupção das aulas presenciais e de outros serviços de socialização. A secretaria de Assistência Social vai empreender esforços para manter espaços de discussões regulares sobre o tema com envolvimento da rede intersetorial para facilitar a superação do trabalho infantil”, destacou a secretária da pasta Jany Mara Bartolomeu.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas