Meio Ambiente Minas Gerais
Treinamento capacita brigadistas para combate a incêndios florestais
Preparação para o período de estiagem inclui formação de prevenção e combate ao fogo nas unidades de conservação estaduais
23/05/2022 22h45
Por: Plantão dos Vales Fonte: Secom Minas Gerais

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) dá continuidade à preparação para o período crítico dos incêndios florestais em Minas Gerais. Nesta semana, está em curso um treinamento de formação e reciclagem, ação que preparará brigadistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para a prevenção e combate ao fogo nas unidades de conservação estaduais. O treinamento, que vai até sexta-feira (27/5), é ministrado por profissionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)

Em cinco dias de capacitação, 42 pessoas das brigadas de voluntários e de condomínios localizados na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA-Sul RMBH) conhecerão os métodos de combate a incêndios florestais. Ao final do curso, em 27/5, será realizada atividade prática com os conteúdos aplicados.

Na atividade, o grupo conhecerá, na prática, conceitos para contenção do fogo, análise do terreno, mecanismos de propagação, fatores climáticos e tipos de incêndios: subterrâneos, superficiais e fogo de copa. Os participantes conhecerão também as características ideais das ferramentas e equipamentos de combate a incêndio florestal e as funções de cada ferramenta usada na prevenção e combate, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Ainda na parte teórica, mas com conhecimentos que serão utilizados na atividade prática, serão repassados conhecimentos sobre formas de extinção, os métodos de combate a incêndio florestal e como realizar rescaldo e aceiros.

Os participantes conhecerão, ainda, as noções de Sistema de Comando de Operações (SCO) para incêndios de grandes proporções e terão informações sobre diferentes modelos de organização pessoal, além de deveres e responsabilidades dos membros da brigada florestal, repassadas por diversas instituições envolvidas no combate. O aprendizado envolverá também como identificar uma situação de risco, comunicação gestual e procedimentos de segurança em operações com o uso de helicópteros.