A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realiza trabalho de atenção às pessoas em situação de rua na Casa de Acolhimento Parusia, no centro da cidade. E, com a chegada de uma severa onda de frio ao município neste final de semana, reforça a importância dos cidadãos desprotegidos lançarem mão do equipamento de apoio para alimentação e pernoite. Infelizmente, apesar do amparo oferecido, muitos resistem à ideia de usar o abrigo, especialmente pela dificuldade de se sujeitarem a normas.
A instituição conveniada à Prefeitura de Ipatinga tem capacidade para atender até 50 pessoas por dia. Contudo, em média, recebe apenas 35 e vários aposentos disponíveis ficam vagos.
Diariamente, equipes ligadas à Assistência Social do município fazem trabalho de abordagem a moradores em situação de rua no local onde se concentram, geralmente em praças e viadutos da cidade. Durante a abordagem, os técnicos orientam as pessoas e falam sobre os serviços oferecidos pela prefeitura, encaminhando-as com o seu aceite para o Centro POP, que em seguida redireciona o usuário até a Casa de Acolhimento Parusia.
SERVIÇO
Na Casa de Acolhimento são fornecidas três refeições por dia para cada pessoa, sendo almoço, jantar e café da manhã. Além das refeições, os usuários têm direito a banho e guarda de pertences.
"Várias pessoas em situação de rua se recusam a ir para a casa de acolhimento por motivos bem claros. Em geral, possuem dificuldades para acessar o serviço por dependência química e resistência à submissão quanto às regras institucionais", expõe Analu Estevão Vasconcelos, coordenadora da Casa de Acolhimento Parusia.
O serviço de abrigo noturno para a população em situação de rua de Ipatinga fica localizado na avenida João Valentim Pascoal, nº 40, Centro e funciona todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, sempre a partir de 17h. O telefone de contato é o (31) 3822-3731.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Parcialmente nublado