Quarta, 22 de Janeiro de 2025 22:07
(33) 984016562
Anúncio
Brasil Brasil

PF faz operação contra madeireiros e Ministério do Meio Ambiente

A pedido do STF, dez servidores públicos serão afastados de seus cargos por acusação de terem facilitado exportação ilegal 

19/05/2021 07h30
Por: Plantão dos Vales Fonte: R7

A Polícia Federal faz uma operação na manhã desta quarta-feira (19) contra funcionários da administração pública acusados de facilitar a exportação ilegal de madeira. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, estaria entre os alvos.

As investigações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação.

A Operação Akuanduba tem como objetivo apurar crimes contra a administração pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando) praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo e Pará. As medidas foram determinadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O Supremo determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente. Não se sabe ainda se Salles está entre essas pessoas afastadas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.